​Presente-Passado-Futuro
Consagrados artistas com várias décadas de caminhada, inseridos na história da fotografia do Brasil e pelo mundo, aceitaram o desafio de produzir estes ensaios, com câmeras de captura digital, presentes nos telefones celulares.
A exposição “Avessos & Paradigmas” pretende abarcar o publico em reflexões sobre o fazer fotográfico, meios e motivações na produção de imagens – de arte.
German Lorca, Mauren Bisilliat, Nair Benedicto, Penna Prearo, são autores que experimentaram as mais impactantes transformações tecnológicas dos séculos XX e XXI, das câmeras convencionais analógicas às digitais. Com a exposição mergulham nesse caldeirão no presente-passado-futuro de conteúdos eletrônicos virtuais a serem decifradas por todos nós.
Estes autores com idades entre 60 a 90 anos se predispõem também a decifrar a esfinge da exclusão profissional pela idade, com a própria inclusão tecnológica e da contraditória viagem da saída do mercado profissional mais exigente da individuação artística, rumo ao mercado do anonimato das redes sociais.
No FLAMOB – Festival Latino Americano de Mobgrafias , talvez seja o melhor lugar onde este embate aconteça. Terra ainda inexplorada e generosa ante aos prenúncios catastróficos feitos outrora por diversos autores teóricos e da ficção, que não veem com singeleza o poder que esta nova ferramenta portátil (terra prometida) proporciona aos indivíduos e a sociedade como um todo. Por hora percorramos com atenção os que estes nobres fotógrafos têm a nos dizer, o paraíso ainda pode estar logo ali na frente.
Fausto Chermont , verão 2017